Home Remedies For Wrinkles
<>

REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE MAIO DE 2024

1 – Quarta-feira – São José Operário

Evangelho (Mt 13,54-58) "Não é ele o filho do carpinteiro?"

Todos conheciam Jesus como o filho de José, o carpinteiro. Nas aldeias e cidades do tempo, a profissão de José era profissão honrosa. Trabalhava a madeira, a pedra, o ferro, e atendia a necessidades importantes. No momento, a informação de Mateus leva-me a pensar como é grande o serviço que nos prestam mulheres e homens das diversas profissões. Sem eles nossa vida seria difícil, quase impossível mesmo.

Oração

Senhor Jesus, como José, também fostes carpinteiro. Experimentastes a dureza do trabalho, a alegria do criar, a satisfação de ser útil. Hoje quero pedir que me ajudeis a reconhecer a dignidade dos que nos servem de tantos modos. Eu vos bendigo por suas habilidades e por sua teimosia ao querer melhorar o mundo. Dai-lhes a recompensa por seu trabalho honesto e profissional, e guardai-os dos perigos. Amém.

2 – Quinta-feira – Santos: Atanásio, Zoé, Germano

Evangelho (Jo 15,9-11) "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor."

Jesus, o Filho de Deus, ama-nos. Não sei se haveria notícia melhor para nós. Por bondade, por graça e favor, quer nossa felicidade, quer livrar-nos do mal que nos ameaça, e porque nos ama quer que o amemos. Só isso espera de nós, que sejamos seus amigos sempre, que vivamos com ele, que nos deixemos transformar por ele. "Eu vos disse isto, para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja plena."

Oração

Senhor Jesus, quereis que eu tenha parte em vossa alegria, e que minha alegria seja completa. Por que, então, sou tão lento em ir ao vosso encontro, para ser vosso amigo, e vos seguir no caminho da felicidade que me ensinais? Preciso de vossa ajuda para vos ser amigo fiel. Sou volúvel, medroso demais. E não permitais, Senhor, que eu seja discípulo envergonhado e muito lento no aprender de vós. Amém.

3 – Sexta-feira – Santos: Felipe, Tiago Menor

Evangelho (Jo 14,6-1) "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim."

Jesus afirma que através dele é que podemos conseguir o que precisamos para ser o que o Pai planejou para nós. Sem ele, temos apenas o vazio. Nele temos a verdade, não uma teoria ou promessa vazia, mas a realidade plena que desejamos e a que fomos chamados. Ele é para nós a vida, não só o existir, mas o crescer, o conhecer, o decidir, o amar, a felicidade. Temos de escolher entre perda ou realização.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós, coloco em vós minha confiança e minha esperança. Não vos peço garantia nem prova. Com vossa graça e vosso favor viestes a mim e me conquistastes. Verdade que às vezes larguei vossa mão e tentei andar por mim mesmo. Não deu certo. Perdoai-me e segurai-me mais firme. Quero continuar convosco, tentando seguir-vos da melhor maneira que me tornardes possível. Amém.

4 – Sábado – Santos: Floriano, Pelágia, Gregório de Venucchio

Evangelho (Jo 15,18-21) "Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence."

Nesse texto de João, mundo é o conjunto do mal em todas as suas formas. É o mundo da mentira, da ilusão, do ódio, da opressão, do poder que explora. Se seguimos a proposta de Jesus, esse mundo não nos pode amar. Temos de arcar com as consequências de nossa escolha. Para ele, o preço de sua coerência foi a cruz. Conhecendo minha fraqueza, só me resta pedir sua ajuda e sua coragem para resistir.

Oração

Senhor Jesus, eu agradeço vossa bondade, pois quisestes chamar-me para vos seguir. Vós me escolhestes por pura misericórdia, sem nenhum merecimento meu. Diante desse favor, devo fazer tudo para vos ser fiel, para seguir vosso modo de pensar e de viver. Ajudai-me nas decisões em momentos difíceis, e seja guiado pela verdade, pela justiça e pelo amor. Não permitais que por medo, ainda vos abandone. Amém.

5 – 6º Domingo da Páscoa

Evangelho (Jo 15,9-17) "Não fostes vós que me escolhestes; eu é que vos escolhi e apontei para ir e produzir fruto..."

Nunca será demais lembrar: gratuitamente fomos amados, escolhidos e chamados. Existimos e vivemos por favor, e só por favor podemos realizar-nos e ser o que Deus planejou para nós. Somos chamados para viver o amor, em união com a Trindade, e o amor fraterno em união com todos. Na medida em que crescemos nesse duplo amor é que crescemos e somos felizes, e podemos ser enviados para ser, por nossa vez, salvação para muitos. Só permanecendo no amor de Cristo poderemos produzir frutos de justiça, de verdade e de paz. Somente unidos a ele, participando de sua vida divina, poderemos ser enviados seus para transformar a humanidade. Poderemos colaborar na redenção do mundo, não só com nossa vida espiritual, mas com nosso trabalho e toda nossa atividade humana.

Oração

Senhor Jesus, agradeço o me terdes chamado para ser vosso discípulo e colaborar em vosso projeto de salvação para todos. Jamais poderei compreender por que me amais tanto, apesar de todas as minhas fraquezas. Não mereço tanto amor. Sendo amado, escolhido e chamado, só me resta fazer tudo que puder para corresponder a vosso chamado. Fazei-me atento às necessidades de meus irmãos, esperto para encontrar meios para os ajudar, perseverante apesar dos insucessos eventuais. Não imagino o que planejais para meu futuro, mas quero estar sempre à disposição para qualquer tarefa onde, quando e pelo tempo que quiserdes. Peço apenas que me ajudeis com vossa graça, e perdoeis todas as minhas falhas. Amém.

6 – Segunda-feira – Santos: Benta, Heliodoro, Idiberto.

Evangelho (Jo 15,26-16,4a) "Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim."

Na linguagem bíblica, espírito, é a fonte da vida, do conhecimento, do amor, é o Espírito da Verdade, o Sopro, o Alento divino. Leva-nos à fé, à adesão confiante a Jesus, e dá-nos a alegria da esperança. Pelo seu poder e força, podemos resistir às dificuldades, incompreensões e perseguições. Nesses momentos precisamos lembrar-nos dessa promessa de Jesus, e deixar-nos conduzir pela força de seu Espírito.

Oração

Senhor Jesus, bendito sejais por nos enviar o Espírito que nos transforma, ilumina e faz viver. Aceito o vosso dom, e peço que me ajudeis a estar sempre aberto a sua inspiração, sempre disponível para seguir seus convites e impulsos. De modo especial, neste nosso tempo difícil, que ele nos traga a alegria, a confiança e a paz. Não permitais que nós, vossos discípulos, percamos a confiança e a coragem. Amém.

7 – Terça-feira – Santos: Flávia Domitila, Augusto, Juvenal

Evangelho (Jo 16,5-11) "Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: – Para onde vais?"

Jesus anunciou sua partida; os discípulos ficaram tristes, abandonados no caminho, sem rumo. Jesus notou sua tristeza e disse: – E ninguém me pergunta para onde vou? Como nós tantas vezes, os discípulos fixaram-se na separação, no fim de um tempo especial que os fez muito felizes e esperançosos. Não ficariam tristes se acreditassem que não era o fim, mas a realização surpreendente do que esperavam.

Oração

Senhor Jesus, tudo seria melhor se, nos momentos difíceis, vos perguntasse: – para onde ides? para onde me levais? Ajudai-me a entender e aceitar que quereis levar-me convosco, pelos vossos caminhos, que no final levam à vida e à paz. Se apesar de tudo, alguma tristeza ainda sobrar, renovai minha fé, minha esperança e meu amor. Ajudai-me, Senhor, a viver o momento presente, até o encontro final. Amém.

8 – Quarta-feira – Santos: Agácio, Desiderato, Madalena de Canossa

Evangelho (Jo 16,12-15) "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora."

Depois de tudo que tinham vivido com Jesus, os discípulos ainda não eram capazes de entender e aceitar tudo que lhes ensinava. Prometeu que enviaria o Espírito, que os faria compreender tudo que lhes dissera, e os levaria ainda mais longe. É aos poucos, iluminados pelo Espírito, que iremos assimilando as palavras de Jesus. Se nos deixamos iluminar e guiar, chegaremos à compreensão que ele nos quiser dar.

Oração

Senhor Jesus, procuro compreender-vos orando e refletindo; até estudando um pouco. Iluminai e aumentai minha capacidade de vos entender. Mas principalmente fortalecei meu amor, dobrai e seduzi minha vontade rebelde. Fazei que não só saiba o que ensinais, mas me deixe conquistar, e me deixe levar por onde quiserdes. Enviai vosso Espírito, que me faça viver intensa e alegremente vossa proposta. Amém.

9 – Quinta-feira – Santos: Hermas, Pacômio, Gerôncio

Evangelho (Jo 16,16-20) "Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria."

Jesus, sabendo que sua morte se aproximava, falou da alegria de seus adversários e do mundo mau, e da tristeza de seus discípulos. Isso acontecerá muitas vezes à sua igreja e a seus discípulos: alegria de uns pela aparente vitória do mal, tristeza de seus amigos que não entendem o que acontece. Convida-nos a confiar nele, garantindo que a vitória será dele e nossa: "vossa tristeza se transformará em alegria".

Oração

Senhor Jesus, às vezes quase desanimo ao ver que o mal parece vencer em todos os campos. Parece inútil vossa luta e a de vossos discípulos. Pelo menos nos parece que vossa vitória está demorando demais. Socorrei-nos, renovai nossa esperança confiante, ajudai-nos a continuar lutando e semeando o bem e a verdade. Creio que a vitória final será vossa, pois grande a força conquistadora de vosso amor. Amém.

10 – Sexta-feira – Santos: Isidoro Lavrador, Blanda, Nazário

Evangelho (Jo 16,20-23a) "Também vós agora sentis tristeza, mas hei de vos ver novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria."

Aos discípulos, tristes por sua partida, Jesus promete que voltará, e eles reencontrarão a alegria. Poderão compreendê-lo mais do que antes. A seus discípulos e a nós, Jesus não fala só de sua ressurreição, mas também de sua presença entre nós, a nos ensinar e guiar. Já não teremos perguntas a lhe fazer, porque seu Espírito estará conosco, até o final, quando se completará o projeto de salvação de nosso Deus.

Oração

Senhor Jesus, às vezes pareceis ausente, longe de minha vida. Fico a me debater com incertezas e medos. Bom ouvir de novo que estais comigo e jamais me abandonais. Se vos der a mão, conheceis o caminho e podeis guiar-me na pouca luz. Confio em vós, creio em vosso poder e em vossa misericórdia. Ajudai-me, para que eu também possa ajudar aqueles que me confiastes, e precisam de mim. Amém.

11 – Sábado – Santos: Inácio de Láconi, Alberto de Bérgamo

Evangelho (Jo 16,23b-28) "Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa."

Com outras palavras Jesus dizia: peçam e, por amor de mim, o Pai os atenderá e sua alegria será completa. Devo certamente pedir paciência, ajuda para evitar o mal, saúde, emprego e tudo o mais. Preciso, porém, mais vezes pedir que Deus me dê alegria, coragem, otimismo, bom humor, aceitação e bom proveito dos pequenos prazeres da vida. Que saiba, de coração agradecido, saborear uma bela laranja.

Oração

Senhor meu Deus, sabeis que em geral olho mais para o lado cinzento da vida e das pessoas, o lado triste e sofrido. Parece que não sei louvar-vos com meu riso, meu canto, o bom de uma água fresca ou de um café. Ajudai-me aprender com Jesus, que enfrentou a cruz, mas também apreciou o pão, o vinho, os pardais, as flores e as crianças a brincar. Que eu seja como ele, mais simples e descomplicado. Amém.

12 – Domingo – Ascensão do Senhor

Evangelho (Mc 16,15-20) "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo."

Penso que todos procuramos cumprir a missão que Jesus nos dá de anunciar o evangelho. Anunciamos que ele é nosso salvador, que é preciso deixar o pecado, orar, participar da comunidade e da vida dos sacramentos, da vida religiosa em geral.

Mas, talvez em nossa pregação e em nossa vida estejam faltando algumas páginas em nosso Evangelho. Ao acaso, lembro alguns dos muitos pontos que preciso não esquecer. Por exemplo, que devo trabalhar duro e procurar melhorar de vida, aprender mais, cuidar da saúde. Ajudar de fato os necessitados a deixar de ser necessitados, assumir minhas responsabilidade na política e na vida pública. Se você se casou, a proposta evangélica é que você viva plenamente seu amor conjugal, que seu lar seja canto de paz. Veja se em seu evangelho não faltam outras páginas.

Oração

Senhor Jesus, agradeço o anúncio de salvação e de esperança que nos trazeis. Dais resposta para minhas inquietações e medos, dizeis o quanto o Pai nos ama, que a morte é apenas o começo de uma vida melhor. Preciso, porém, de vossa ajuda para perceber toda a riqueza de vossa mensagem, e todas as suas exigências. Não permitais que fique fechado em minhas necessidades espirituais. Fazei que eu esteja atento a todas as necessidades de todos os meus irmãos. Que eles e eu possamos viver na alegria e sobriedade também os bens materiais que colocais ao nosso alcance. Que saibamos e possamos viver amor e amizade, cantos e risos. Que saibamos ver a beleza do mundo que nos dais, e não o estraguemos. E aceitemos humildemente que não somos apenas espíritos, mas somos também nosso corpo. Amém.

13 – Segunda-feira – Nossa Senhora de Fátima

Evangelho (Jo 16,29-33) "– Cremos que vieste da parte de Deus. – Credes agora? Virá a hora ... em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só."

Não era só Pedro que estava confiante demais. Jesus não os condenava, mas conhecia muito bem sua fraqueza e volubilidade. Para que se cuidassem, ele predisse que o deixariam só. Mas principalmente indicou onde poderiam encontrar forças para perseverar: nele, que venceu o poder do mal. Por isso, apesar de toda a sua volubilidade, nele poderão encontrar a paz e a coragem necessárias para sua vida.

Oração

Senhor, reconheço a fragilidade de minha fé e a tibieza de meu amor. Facilmente vos abandono, ou vos deixo em segundo lugar. Perdoai-me, e prendei-me sempre mais a vós, conquistai meu coração para que vos seja fiel em tudo. Não permitais que vos deixe para procurar felicidade longe de vós. Já aprendi que só em vós posso encontrar paz e resposta para todos meus anseios. Preciso muito de vós. Amém.

14 – Terça-feira – Matias, Petronila de Moncel

Evangelho (Jo 15,9-17) "E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa."

Li esse texto e veio-me a pergunta: que foi que ele disse para minha completa alegria? Disse coisas surpreendentes. Que nos ama e quer ser amado por nós. Que lhe devemos obedecer por amor. Que nos torna possível amar-nos e viver em paz. Que podemos amar até dar a vida. Que somos seus amigos e não tem segredos conosco. Que nos escolheu e por isso. podemos produzir frutos de bondade

Oração

Senhor Jesus, vos me dais muita alegria e felicidade. Mudais completamente minha vida, sei por que viver e o que posso esperar. Serei muito ingrato se não viver a alegria feliz que me ofereceis. Não posso deixar de levar a outros tudo isso que me ofereceis. Ensinai-me as palavras certas para ajudar outros a vos conhecer. Ajudai-me para que minha vida mostre a todos como sois bom e quanto nos amais. Amém.

15 – Quarta-feira – Santos: Cássia, Dionísia, Torquato

Evangelho (Jo 17,11b-19) "Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade."

Para João, mundo é o reino do mal, da mentira, do desamor. Jesus pede que o Pai santifique, ou consagre, seus discípulos. Santificar, ou consagrar é separar. Que o Pai os separe para si. O que nos separa do mundo do mal é a verdade, que é a palavra, a manifestação, a oferta do Pai. Essa verdade torna-nos diferentes, livres da mentira, do erro, da injustiça. Assim podemos ser enviados para a salvação de muitos.

Oração

Senhor Jesus, o universo, o mundo é belo justo. Tudo que criastes é bom. Nós, sim, podemos criar em nós e ao nosso redor um mundo mau, injusto e feio. Ajudai-nos a nos livrar desse mundo mau, e a abrir-nos para o vosso mundo, vosso reino de bondade, justiça e paz. Unidos a vós e transformados, podemos ajudar as pessoas a se libertar do mal. Dai-nos paciência e teimosia na busca de um mondo novo. Amém.

16 – Quinta-feira – Santos: João Nepomuceno, Honorato, Luís Orione

Evangelho (Jo 17,20-26) "Pai santo, não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles, para que todos sejam um..."

Jesus ora ao Pai por todos nós, que acolhemos a palavra de seus enviados. Pede pela nossa união, pela nossa concórdia no amor e na verdade. E a unidade que pede para nós é completa, total, semelhante a unidade que há entre ele e o Pai. Essa unidade mostrará para todos que o Pai nos ama e nos salva por seu Filho. Mesmo procurando a todo o custo a unidade, sabemos que só o Pai pode dá-la a nós.

Oração

Senhor Jesus, uno-me à vossa oração, e peço ao Pai que nos uma na fé, no amor, na verdade e na esperança. Vós sois seu Enviado para nós, ele nos confiou a vós; ajudai-nos a viver unidos. Mudai nosso coração para que o orgulho e as rivalidades não nos separem. Fazei que, na unidade da fé e da caridade, saibamos conviver com nossas diferenças, não só as suportando, mas vendo-as como riqueza. Amém.

17 – Sexta-feira – Santos: Pascoal Bailão, Basília

Evangelho (Jo 21,15-19) "Pela terceira vez, perguntou a Pedro: – Simão, filho de João, tu me amas? Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se o amava."

Antes de lhe confiar os irmãos, Jesus pede a Pedro um compromisso de amor, de amor que haveria de exigir muito dele. De muitas maneiras Deus pode confiar-nos o cuidado por outros. Pode ser na escola, na paróquia, no hospital ou centro de saúde, no carro ou no ônibus que dirigimos, na família, na vida de casal. O amor, um amor grande, é indispensável para cumprir bem essas tarefas que o Senhor com confia.

Oração

Senhor Jesus, Pedro deve ter ficado inquieto já com a segunda pergunta. Eu também fico ressabiado ao pesar minhas responsabilidades pelos meus irmãos. Preciso de vossa ajuda para amar o bastante para cuidar bem dos que me forem confiados. Ensinai-me a amar sem querer ser dono, sem ser diminuir nem tolher voos. Dai-me um amor atento, humilde, que ajude dando impressão de ser ajudado. Amém.

18 – Sábado – Santos: João I, Félix de Cantalício, Cláudia

Evangelho (Jo 21,20-25) "– Senhor, o que vai ser deste? Jesus respondeu: – Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!"

Ainda inquieto, Pedro ficara sabendo que no fim ficaria dependente de outros e morreria por seu Mestre. Quis saber qual o futuro do outro discípulo. Todos nós de algum modo nos preocupamos com o futuro, nosso e de outros. Devemos, sim, ser previdentes e cuidadosos. Mas afinal só nos resta confiar na bondade misericordiosa de Deus. Sabemos que ele nos ama imensamente, e se o amamos, tudo estará bem.

Oração

Senhor meu Deus, minha vida é curta e cheia de surpresas. Não posso nem imaginar qual será meu futuro. Preciso confiar em vós, e quero confiar. Vós me amais, quereis e podeis cuidar de mim, mais do que eu. Ajudai-me a ser previdente e prudente, a fazer o possível, mas que depois possa dormir tranquilo. Por favor, afastai de mim o medo, a inquietação inútil; ajudai-me a encontrar a paz apesar de tudo. Amém.

19 – Domingo de Pentecostes

Evangelho (Jo 20,19-23) "– Como o Pai me enviou, também eu vos envio. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: – Recebei o Espírito Santo."

Cristo ressuscitado enviou os apóstolos e todos os seus mensageiros com o poder do Espírito de amor e bondade. Eles nos anunciaram a salvação e ensinaram o caminho de Jesus. E foram muitos, através dos séculos e ao longo de nossa vida. Encontramos seu testemunho nas Escrituras, na palavra da igreja, dos teólogos e dos santos. Em nossa vida pessoal houve e há muitos enviados de Jesus: nossos pais, catequistas, professores, pregadores, escritores, apóstolos do rádio, da tv e da rede digital. Devemos ser gratos a esses enviados de Jesus, e louvar a Deus pelas palavras e pelo exemplo de tantos irmãos e irmãs que nos têm ajudado na caminhada. E pedir que Deus os ilumine e recompense, desde o papa até os anunciadores de Jesus aos quais quase não damos importância.

Oração

Senhor meu Deus, eu vos agradeço os enviados, desde os primeiros até os de hoje. Desde os tempos antigos eles nos têm ajudado em nossa caminhada, passo a passo no aprofundamento de vossa palavra e no avanço de nossas experiências de vida. Vivendo vossas propostas, eles nos ajudaram e ajudam com sua vida, tantas vezes heroica. Eu vos peço pelos vossos enviados atuais, os mais jovens e os veteranos, que muitas vezes quase desanimam do continuar monótono e aparentemente inútil do lançar sementes. Renovai-lhes a coragem e o ardor; ajudai-os a encontrar a linguagem certa para a hora atual. Dai-nos coração dócil para seguir seus acenos, e compreensão diante de suas limitações. E convertei-nos a todos, Senhor, para que aceitemos ser vossos enviados, cada um em sua situação. Amém.

20 – Segunda-feira – Santa Maria, Mãe da Igreja

Evangelho (Jo 19,25-34) "... queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante sábado, porque aquele sábado era dia. de festa solene."

O dia seguinte era o sábado solene da páscoa. Estavam preocupados com o decoro da liturgia, não queriam que na hora dos sacrifícios a cidade continuasse com aqueles três condenados na cruz. Preocupados com a liturgia, mas não com injustiça, tortura, opressão, desamor. Preciso prestar atenção às minhas preocupações. De fato, para mim que é mais importante? As aparências, os ritos, as convenções?

Oração

Senhor Jesus, reconheço que pelo menos sou tentado a dar grande importância às convenções, aos ritos e às aparências. Principalmente na vida religiosa. No evangelho apontais outra visão de meu relacionamento com Deus e com os irmãos. Iluminai-me, dai-me sabedoria e liberdade para me importar com o que de fato é vida, amor e verdade, com o que nos liberta e nos leva ao vosso encontro. Amem.

21 – Terça-feira – Santos: Cristóforo Magalhães, Sinésio, Benvenuto

Evangelho (Mc 9,30-37) "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos

e aquele que serve a todos!"

É preferível ser o primeiro numa aldeia a ser o segundo em Roma, dizia o ditador romano. Jesus pensa de outro modo. O mais importante, o primeiro na família, na comunidade ou na cidade, é o que serve a todos. Não se trata de ser como quem serve, mas de servir de fato e estar à disposição de todos. Tenho de reconhecer; não é fácil aceitar e viver esse ensinamento de Jesus. Mas ele viveu e morreu assim.

Oração

Senhor Jesus, como vossos apóstolos ainda não cheguei a viver assim como ensinais. Não é fácil servir sem que nosso serviço seja reconhecido. Preciso começar a pensar e fazer como ensinais. Ajudai-me a mudar e não tirar vantagem de minha posição. Ensinai-me a não procurar títulos e condecorações, nem os primeiros lugares. Que eu esteja ao lado e não acima dos que me confiastes. Amém.

22 – Quarta-feira – Santos: Rita de Cássia, Quitéria, Casto

Evangelho (Mc 9,38-40) "Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue."

Muitas vezes somos como João. Ficamos incomodados, e quase escandalizados, quando vemos algum bem ser feito por pessoas que não seguem, ou pelos menos julgamos que não seguem Jesus. Tenho de me lembrar que, se fazem o bem, o fazem porque Deus os ajuda a fazê-lo. Devo pedir que nosso Senhor continue a ajudá-los, e os traga cada vez para mais perto de si, e os faça mais santos e felizes.

Oração

Senhor meu Deus, bendito sejais por todo o bem feito no mundo, também por aqueles que ainda não vos conhecem e imagino muito longe de vós. É vossa graça que os guia e leva por caminhos que só vós conheceis. Ajudai-os e protegei, para que cresçam na caridade que colocais em seu coração, levai-os cada vez mais para vós, para que possam participar da felicidade que vossa misericórdia promete. Amém.

23 – Quinta-feira – Santos: Epitácio, Miguel, bispo, João Batista Rossi

Evangelho (Mc 9,41-50) "Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa."

Mateus (10,42) diz: "Todo aquele que der ainda que apenas um copo de água fresca a um destes pequeninos" será recompensado. O amor leva-nos a fazer o bem aos outros com o maior cuidado, não apenas dando água, mas água fria. A ajuda que damos e o favor que fazemos estejam sempre embrulhados em atenção, respeito e até carinho. Se o fazemos assim, louvamos a Deus e começamos a seguir o caminho do evangelho.

Oração

Senhor Jesus, pensando bem, durante o dia tenho muitas oportunidade de fazer o bem para meus irmãos. Com vossa ajuda, posso semear alegria, dar apoio e até secar lágrimas com pequenos favores que lembram que sois bom, e nos dais um pouco de vossa bondade. Prometo que estarei mais atento às necessidades daqueles que hoje encontrar, ainda que meus problemas me estejam pesando. Amém.

24 – Sexta-feira – Nossa Senhora Auxiliadora

Evangelho (Mc 10,1-12) "Desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe, e os dois serão uma só carne."

No seu projeto Deus espera que homem e mulher levem seu amor conjugal ao máximo de união e de fidelidade. Não lhes impõe uma lei, mas indica-lhes e garante-lhes um caminho para a felicidade, de modo que um possa confiar no amor do outro, pois o amor só é felicidade se for garantido. Tenho de pedir que o Senhor guarde os esposos de todas as idades em seu amor, para que sejam felizes como ele quer.

Oração

Senhor meu Deus, fizestes do amor matrimonial uma bênção para homens e mulheres. Dai-lhes a capacidade de amar, porque só vós o podeis fazer. Aumentai seu amor, na fidelidade e na doação, para que possam encontrar a felicidade que esperam. Ajudai-os a compreender a grandeza do dom recebido, e a viver plenamente as possibilidades de crescimento e de santidade que colocais a seu alcance. Amém.

25 – Sábado – Santos: Beda, Gregório VII, Maria Madalena de Pazzi

Evangelho (Mc 10,13-16) "Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos."

Nos evangelhos não há muitos momentos de ternura. Essa imagem de Jesus abraçando e abençoando crianças permite-nos lembrar uma lado seu que nem sempre lembramos. Ele ama não só com o coração de Deus, se o podemos dizer, mas também com seu coração de homem. Abraçava as crianças e os amigos, e trata-nos como amigos e amigas, com amor de ternura. Espera que o tratemos assim.

Oração

Senhor Jesus, não sei por que, mas ainda vos trato de maneira distante e um tanto fria. Aliás, em minha espiritualidade, quase sempre dou pouca importância aos afetos, como se pudesse amar a vós e aos irmãos com amor desencarnado. Não era assim que Teresa, Afonso e outros vos tratavam. E parece que isso até os ajudava na oração, a vos conhecer mais. Ajudai-me a encontrar meu jeito de vos tratar. Amém.

26 – Domingo – Santíssima Trindade

Evangelho (Mt 28,16-20) "Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo..."

Por bondade divina, fomos batizados, mergulhados no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Participamos da vida da Trindade, mergulhados, envolvidos totalmente, transformados, gerados para a vida nova na justiça e na caridade, capazes de amar e viver de um modo novo, divino. Já pregadores e escritores dos primeiros séculos chegaram a dizer que fomos divinizados. Para viver plenamente dessa vida nova, precisamos deixar que a Trindade aja em nós, e nos tome para si, e nos faça viver na bondade, na justiça e no amor. Fazemos tantas vezes o Sinal da Cruz. Vamos fazer essa oração de modo sério e consciente: em união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo quero levantar-me, orar, tomar meu café, trabalhar, viver todo o dia de hoje. Transformado pela vida da Trindade, quero viver toda a minha vida.

Oração

Senhor meu Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, quero viver mergulhado, envolvido em vossa vida divina. Hoje e sempre, em cada momento de minha vida, nas horas fáceis e difíceis, até que na eternidade esteja para sempre convosco. Agradeço e quero agradecer sempre vosso amor. Por misericórdia me escolhestes e chamastes para vos conhecer, e me libertastes do mal para viver na liberdade de vossos filhos. Perdoai minhas infidelidades; tantas vezes esqueci o quanto me amais, e procurei felicidade longe de vós. E olhai por vossa igreja; vós nos confiastes a missão de trazer a humanidade toda para a comunhão na vossa vida divina. Ajudai-nos a viver e cumprir essa missão no mundo de hoje, com tudo que nele há de bom e de menos bom. Amém.

27 – Segunda-feira – Santos: Agostinho de Cantuária

Evangelho (Mc 10,17-27) "Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!"

Ao homem, que queria o caminho da vida, Jesus fez um convite para um caminho pessoal: deixar tudo para o seguir. Não o estava condenando quando disse que "é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus". Lembrava-nos, sim, que não podemos preferir nada à oferta da vida nova. Nem riqueza, nem poder, nem carreira, nem afetos nem prazeres. Preciso colocar em primeiro lugar meu compromisso com ele.

Oração

Senhor Jesus, tendes um caminho para cada um de nós. Não existe caminho nem mais alto, nem secundário, nem mais nem menos perfeito. Em todos os caminhos vosso convite é o mesmo, que nos entreguemos totalmente. Bendito sejais pelo caminho por onde me levais. Dai-me coragem e generosidade para seguir em frente, sem perder o rumo por olhar para trás. Não me deixeis, para que eu não vos deixe. Amém.

28 – Terça-feira – Santos: Bernardo de Novara, Emílio, Margarida Pole

Evangelho (Mc 10,28-31) "Começou Pedro a dizer a Jesus: – Eis que nós deixamos tudo e te seguimos."

Por outras passagens dos evangelhos podemos saber em que Pedro estava pensando. Mas, Jesus não lhe promete destaque nem privilégios, nem riqueza nem poder. Pelo contrário, apenas lhe confia trabalho e a perspectiva de morte violenta. Talvez Pedro, na ocasião, nem chegou a compreender de todo as palavras de Jesus. Só aos poucos. Eu aos poucos devo ir compreendendo o que Deus quer de mim.

Oração

Senhor Jesus, acho que com vossa ajuda encontrei meu caminho, pelo qual procuro cumprir a tarefa que me confiais. Preciso que me ajudeis nos momentos difíceis de hesitação e desafios. Dai-me lucidez, coragem e otimismo para decidir e continuar em frente. E não deixeis de colocar a meu lado pessoas que me possam ajudar. Quando errar, ajudai-me a reconhecê-lo, e dai-me sabedoria para mudar. Amém.

29 – Quarta-feira – Santos: Maximino, Cirilo de Cesareia

Evangelho (Mc 10,32-45) "Os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos, que o seguiam, estavam espantados e com medo."

Os doze sabiam das ameaças e perigos que pesavam sobre Jesus e sobre eles também. Não sabiam o que pensar e estavam com medo. Jesus não lhes escondeu o que os esperava em Jerusalém. Mas foi em frente e eles o acompanharam. É verdade que na hora pior fugiram. E ele os reuniu a sua volta. Normal que eu tenha medo, hesite e fuja. Que o Senhor me traga de volta, apague o medo, e me acolha.

Oração

Senhor Jesus, sei como a dúvida às vezes me cerca e o medo me impede de avançar. Reconheço minha fragilidade que é quase covardia. Ajudai-me a reconhecer dificuldades e perigos reais, e não me deixe levar por falsos temores. Fazei que veja como devo agir com prudência e coragem. E dai-me força para enfrentar as consequências de minhas escolhas. Confio em vós, sei que cuidais de mim e nunca me abandonareis. Se apesar de tudo eu errar, perdoai-me e trazei-me de volta. Amém.

30 – Quinta-feira – Corpo e Sangue de Cristo

Evangelho (Mc 14,12-16.22-26) "– Tomai, isto é meu corpo. ... Isto é meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos."

Jesus oferece aos seus, a todos nós, pão e vinho, seu corpo e seu sangue, toda a vida que partilhou conosco: gestação, nascimento, da infância à maturidade, morte e sepultura. Ele se entrega para nos fazer participantes de sua vida divina. Quando obedecemos a sua ordem e vivemos a eucaristia, devemos fazer o que ele fez (1Cor 11,24-26): entregar-nos como ele se entregou ao Pai para a salvação de todos.

Oração

Senhor Jesus, tantas vezes tenho participado da Eucaristia, mas ainda falta muito para que eu a viva como o desejais. Aumentai minha fé, meu amor, minha entrega por vós ao Pai para a salvação de todos. Ajudai a mim e a meus irmãos a crescer na união que esperais de nós, para que nossa comunidade, nossa igreja seja como a quereis. Fazei de nós uma só família, um só coração na plena unidade do amor. Amém.

31 – Sexta-feira – Visitação de Nossa Senhora

Evangelho (Lc 1,39-56) "A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a pequenez de sua serva."

Como Isabel, todos nós através dos séculos temos anunciado: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!" Maria não nos contradiz, mas reconhece agradecida o favor de Deus, que olhou para ela, tão pequena, e a amou e escolheu. Aprendamos com ela. Reconheçamos o favor de Deus a nós, seu amor gratuito a nós tão pequenos. Com Maria, louvemos e bendigamos ao Senhor.

Oração

Senhor meu Deus, uno-me a Maria, a mãe de Jesus, e peço que ela me ensine agradecer. Que eu comece por reconhecer tudo que fizestes por mim, sem levar em conta minha pequenez tão grande. Por mim mesmo nada posso, mas porque me amais posso participar de vossa vida divina. É a maior grandeza e a maior felicidade que poderia esperar. Maria, uno-me a vós para bendizer a misericórdia de Deus. Amém.

Uneser