REFLEXÃO DIÁRIA
LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA
A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.
ABRIL DE 2025
1 – Terça-feira – Santos: Hugo de Grenoble, Teodora, Ludovico Pavoni
Evangelho (Jo 5,1-16) "Era sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: – É sábado! Não te é permitido carregar tua cama."
João indica um dos motivos por que muitos se opunham a Jesus, querendo mesmo matá-lo: a intolerância. Muitos outros crimes já se praticaram por intolerância religiosa. Tenho de tomar cuidado mesmo com pequenas manifestações dessa intolerância. Jesus mostra-nos que nossa fidelidade a Deus exige que tenhamos respeito por convicções religiosas e práticas diferentes das nossas.
Oração
Senhor Jesus, ao ler esse evangelho sempre olhei só para o milagre e o cuidado que mostrastes pelo homem. Agradeço por me lembrar o respeito que devo ter pela crença e religiosidade de pessoas que ainda não vos conhecem nem acreditam em vós. Vou orar por elas, e fazer o que puder para que vos conheçam. Ajudai-me a mostrar-lhes, também pela minha vida, o que ensinais. Amém.
2 – Quarta-feira – Santos: Francisco de Paula, Leopoldo de Gaiche
Evangelho (Jo 5,17-30) "... quem ouve minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida."
Crer, ter fé, não é apenas acreditar numa doutrina, mas aceitar a pessoa de Jesus, confiar, entregar-se a ele. Essa fé dá-nos a vida, para a qual fomos criador, vida que é participação na vida divina do Filho de Deus. Ser condenado não é apenas ser castigado. É não ser o que Deus planejou para nós, é uma existência sem nenhum sentido para todo o sempre, é a pior de todas as mortes.
Oração
Senhor Jesus, meu Deus e meu irmão, sois minha salvação e podeis dar sentido a minha vida. Fui criado para participar de vossa divindade, e para isso quiseste participar de minha humanidade. Perdoai-me; muitas vezes procurei vida e felicidade fora de vós. Reconheço minha fragilidade, dai-me vossa ajuda para ficar sempre convosco. Não permitais que me perca, tendo sido tão amado. Amém.
3 – Quinta-feira – Santos: Irene, Sisto I, Gandolfo de Binasco
Evangelho (Jo 5,31-47) "Vós nunca ouvistes a voz do Pai, nem vistes sua face, e sua palavra não mora em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou."
O evangelho de novo deixa claro por quê muitos não acreditam em Jesus. Não acreditam porque fecharam seu coração à palavra, ao convite de Deus que os move interiormente, e torna-lhes possível acreditar que Jesus, na aparência um simples homem, é o enviado de Deus para nossa salvação. Preciso reconhecer minha necessidade de salvação, e confiar-me às mãos e ao amor de Jesus.
Oração
Senhor, não é a sabedoria nem a prudência humana que me levam a acreditar em vós. Acredito porque conquistastes meu coração, abristes meus olhos, e me ajudastes a tomar uma decisão na vida. Eu não merecia esse favor. Agradeço à vossa bondade o dom da fé. E agora vos peço confiante que me ajudeis a viver como me ensinais, na verdade, no amor, na esperança e na paz. Amém.
4 – Sexta-feira – Santos: Isidoro de Sevilha, Platão, monge, Pedro de Poitiers
Evangelho (Jo 7,1-2.10.25-30) "Depois disso, Jesus percorria a Galileia; não queria transitar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo."
Jesus sabia que era perigoso ir para a Judéia. Por isso e porque era prudente, viajou ocultamente. Mesmo assim os adversários localizaram-no. Diziam que ele não podia ser o Messias, porque todos sabiam de onde era. Jesus deixa claro que ele era muito mais do que podiam saber, não era um simples profeta da Galileia. Vinha de mais alto, vinha do Pai, que só ele, como Filho, podia conhecer.
Oração
Senhor, creio que sois meu companheiro de humanidade, e isso me alegra. Mas creio também que sois muito mais que simples homem de Nazaré. Sois Deus, o Filho igual ao Pai. E como conheceis intimamente o Pai e o Espírito, podeis revelar-me um pouco da vida da Trindade, e podeis fazer-me participar dessa vida divina. Transformado pelo vosso poder já não sou apenas humano. Amém.
5 – Sábado – Santos: Vicente Ferrer, Catarina Tomás
Evangelho (Jo 7,40-53) "─ Este é, verdadeiramente, o Profeta". Outros diziam: ─ Ele é o Messias. Mas alguns objetavam: ─ Porventura o Messias virá da Galileia?"
O tempo todo os evangelhos mostram essa divisão entre os ouvintes de Jesus. Alguns acreditavam nele, outros rejeitavam-no. Uns se deixavam levar pela graça de Deus que lhes falava ao coração. Outros se agarravam a pretextos para não o aceitar. Hoje ainda estamos na mesma situação. Só podemos acreditar em Jesus e viver como ensinou se nos deixamos conquistar interiormente.
Oração
Senhor, conservai-me a graça da fé, aumentai sempre em mim esse dom, que não mereço, mas que me é indispensável. Ajudai-me a estar sempre unido a vós, a vos amar, colocando-vos em primeiro lugar em minha vida. Fazei que na vida eu seja coerente com minha fé, levando até o fim minha decisão por vós. Perdoai-me se tantas vezes me deixo levar pelos sentimentos e emoções. Amém.
6 – 5º Domingo da Quaresma
Evangelho (Jo 8,1-11) "Como continuassem a interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: – Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra."
Alguns mestres da Lei e fariseus queriam forçar Jesus a apoiar ou desaprovar o que estava na Lei (Lv 20,10 e Dt 22,22). Assim poderiam condená-lo por infiel à Lei, ou obrigá-lo a aceitar as ideias religiosas que defendiam. Jesus não deu atenção ao que imaginavam ser uma boa armadilha. Como insistiam, obrigou-os a se proclamar sem pecado, ou se reconhecer pecadores. O desafio é feito a todos nós. Se somos pecadores, se caímos continuamente em falhas, erros e maldades, não podemos pretender julgar e decidir quem merece ou não o amor e a misericórdia de Deus. Sabendo o quanto precisamos de perdão, só podemos alegrar-nos ao ver como Deus não é tão rigoroso como nós. É paciente e espera até muito tempo, que voltemos a ele.
Oração
Senhor Jesus, depois de reler esse evangelho, senti-me incomodado e olhei um pouco para minha vida. Acuso, julgo e condeno facilmente as pessoas, sem levar em conta sua consciência, suas lutas e caminhada, acho que agem sempre por maldade. Sabeis muito bem como sou severo. Tenho de repensar meu modo de ver e julgar. Principalmente porque às vezes tenho autoridade na família e na comunidade. Ensinai-me, Senhor, a saber o que é certo ou errado, sem condenar ninguém, sem desesperar de ninguém. Que eu seja tolerante com todos como sois tolerante comigo, dando-lhes tempo para pensar, amadurecer e crescer no bem e na verdade. Sede misericordioso comigo, muito mais do que sou com meus irmãos. Amém.
7 – Segunda-feira – Santos: João Batista de La Salle, Ursulina
Evangelho (Jo 8,12-20) "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida."
Na Bíblia, a palavra luz serve para indicar ideias como vida, sabedoria, verdade, salvação e muitas outras. Falando a seus adversários, Jesus apresenta-se como a luz, o sentido de tudo. Convida-nos a segui-lo, promete libertar-nos do erro e levar-nos para a salvação, para uma vida cheia de sentido. Com ele poderemos vencer trabalhos, dores e dúvidas: saberemos por que, para que e como viver.
Oração
Senhor Jesus, creio em vós porque me conquistastes, porque me ensinastes um modo de viver, e me acompanhais passo a passo. Sou feliz por vos conhecer sempre um pouco mais. Agradeço vossa bondade comigo, e tanta paciência. Ajudai-me a vos ser fiel e não vos deixar. Quero ajudar outros a vos conhecer, para terem esperança. Livrai-nos das trevas da mentira e do desamor. Amém.
8 – Terça-feira – Santos: Edésio, Máxima
Evangelho (Jo 8,21-30) "Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados".
Quando Moisés perguntou o nome de Deus, a resposta foi: "Eu Sou", eu sou "Aquele Que É". Jesus dá a mesma resposta a seus adversários: se não acreditais que "Eu Sou Aquele que É" não existe salvação para vós. Só eu, enviado pelo Pai, é que vos posso salvar desse mundo do pecado, do desamor, da separação e da morte. Também eu tenho de fazer minha escolha diante de Jesus.
Oração
Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus. Porque sois Deus é que posso colocar em vós minha esperança, por isso é que sois importante para mim. Não apenas me ensinais como ser feliz, mas me podeis transformar para ser feliz, viver na paz e no amor. Hoje quero renovar a escolha que fiz de vós como meu Salvador, hoje quero renovar meu compromisso convosco. Guardai-me. Amém.
9 – Quarta-feira – Santos: Maria de Cléofas, Acácio, Demétrio
Evangelho (Jo 8,31-42) "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
Se aceitamos a verdade de Jesus e somo seus seguidores, seremos de fato livres. Livres do sem-sentido da vida, da ilusão das falsas promessas de felicidade, da atração do erro, na liberdade do bem. Com Jesus escolhemos esse caminho de liberdade que, porém, não nos livra das lutas. Com sua ajuda, apesar de nossa fragilidade, podemos continuar no seu caminho. Basta orar sempre.
Oração
Senhor Jesus, agradeço terdes vindo a minha procura, para me chamar e atrair para vós. Sem merecimento meu, por pura bondade e misericórdia. Ajudai-me para que vos compreenda sempre mais, e seja mais constante em vosso seguimento. Reconheço que muitas vezes não vos ouvi, e preferi seguir meus caminhos. Perdoai-me e dai-me a graça de sempre recorrer a vós nos perigos. Amém.
10 – Quinta-feira – Santos: Miguel dos Santos:, Ezequiel, Pompeu
Evangelho (Jo 8,51-59) "Em verdade, em verdade eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte."
Os adversários, por incompreensão ou má vontade, acharam que Jesus prometia imortalidade corporal. O que ele nos promete é muito mais: a libertação da morte da mentira, da injustiça, da separação de Deus. Se tenho consciência de minha fragilidade, de meus erros e necessidades, alegro-me com a promessa. É muito bom saber que, vivendo como ele ensina, terei a vida de felicidade e paz.
Oração
Senhor Jesus, acredito em vós, confio em vossa palavra. Fui criado por vós e para vós; mais que ninguém sabeis o que é bom para mim, e como posso ser tudo que me ofereceis. Perdoai-me por tantas vezes ter preferido seguir minhas ideias e inclinações. Mudai meu coração, aumentais meu amor por vós, arrastai-me convosco pelo caminho da verdade, da esperança e da vossa paz. Amém.
11 – Sexta-feira – Santos: Estanislau, Gema Galgani, Isaac
Evangelho (Jo 10,31-42) "Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!"
Muitos falam bem de Jesus, com admiração e até poesia. Não podemos, porém, fugir do impacto quando se apresenta como Filho de Deus, não só como sábio ou profeta. Tanto mais que não o ouvimos nem vimos. Só o podemos reconhecer como o Filho, que viveu e vive nossa realidade humana, se nos deixamos atrair e iluminar pelo Espírito Santo, e se nos deixamos levar pelo dom divino da fé.
Oração
Senhor Jesus, creio que por vós, em vós e para vós tudo existe. Somente por vós minha vida tem sentido, pois só fui criado e existo para participar de vossa vida divina. Ajudai-me a vos conhecer e amar. Fazei-me seguidor de vossos passos, não permitais que me afaste do vosso jeito de viver. Protegei-me de minhas fraquezas e dos enganos que me rodeiam. Só vós podeis salvar-me. Amém.
12 – Sábado – Santos: Júlio I, Sabas Godo, Ângelo de Chivasso
Evangelho (Jo 11,45-56) "Muitos judeus que viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito."
Não era possível negar que Lázaro tinha morrido e que, quatro dias depois, voltara á vida chamado por Jesus. Diante do milagre, muitos acreditaram no poder de Jesus. Outros, porém, não acreditaram nele e resolveram ver o que podiam fazer para o destruir. Acreditar ou não em Jesus será sempre uma decisão pessoal e livre. Ainda que, para acreditar nele, precisemos da graça de Deus.
Oração
Senhor meu Deus, agradeço o dom da fé, que me tornou possível acreditar em Jesus. Iluminai-me, para que eu o conheça cada vez mais intimamente; aumentai meu amor para que o ame e lhe dê o primeiro lugar em minha vida. Ajudai-me de modo que, com meu exemplo de vida, ajude outros a conhecê-lo como libertador e salvador. Fazei de mim discípulo e apóstolo de Jesus. Amém.
13 – Domingo de Ramos
Evangelho (Lc 19,28-40) "Quando estava na descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos alegre começou a louvar a Deus pelas maravilhas que tinha visto."
Se eram muitos os que rejeitavam Jesus, eram também muitos os que acreditavam e viam nele uma esperança para sua vida. E na festa de Jerusalém eles demonstraram alegremente sua fé. Organizaram para ele uma verdadeira festa, uma recepção triunfal, e disseram corajosamente para todos que o acolhiam como o Messias, o chefe enviado por Deus para a salvação do povo. Provavelmente a maioria era gente simples e pobre, que não consegue influenciar muito os acontecimentos. Poucos dias depois haveria muitos gritando e pedindo a morte de Jesus, exigindo de Pilatos que o mandasse crucificar como um malfeitor e falso profeta. Imagino que entre eles não estava nenhum dos que alegremente aplaudiram Jesus que entrava na cidade. Não podiam esquecer seu amor em tão pouco tempo. Talvez tenham é desaparecido, tristes e amedrontados.
Oração
Senhor, eu vos agradeço os momentos de entusiasmo e de alegria que me concedeis de vez em quando. Nessas horas tudo parece luminoso e fácil. Podem dizer que vida não é assim. Mas, o certo é que esse entusiasmo e essa alegria, mesmo breves, me ajudam a enfrentar e suportar os dias difíceis e as horas sombrias. Dai-me sempre alguns momentos assim. Mas ajudai-me a não depender tanto deles, e que aos poucos eu vá aprendendo a me apoiar mais em vossa graça e em vosso amor. Ensinai-me a orar mesmo quando não tenho gosto, a continuar fazendo o bem mesmo sem grandes perspectivas, a enfrentar dificuldades sem desanimar. Se me amparardes, Senhor, poderei enfrentar todos os perigos e obstáculos, conservando a alegria e o entusiasmo apesar de tudo. Amém.
14 – Segunda-feira – Santos: Lamberto, Donina, Próculo
Evangelho (Jo 12,1-11) "Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar..."
Era como se fosse uma despedida. Na casa dos três irmãos Jesus era bem acolhido e sentia-se bem. O Filho de Deus mantinha relacionamentos pessoais e diferenciados. O mesmo contato ele nos oferece e espera de nós. Um relacionamento não apenas formal, mas contato entre pessoas que se conhecem e se amam. Que se importam uma com a outra. Esse o contato que devo procurar.
Oração
Senhor, creio que me conheceis e me amais pessoalmente. Sou importante para vós, sempre me acompanhais com interesse, atenção e cuidado, tudo fazendo para meu bem. Eu é que nem sempre vos trato como amigo conhecido e apreciado. Ajudai-me a vos conhecer cada vez mais intimamente, e a vos amar com um amor forte e comprometido, que faça a diferença em minha vida. Amém.
15 – Terça-feira – Santos: Êutiques, Anastácia, Vitoriano
Evangelho (Jo 13,21-33.36-38) "Filhinhos, pouco tempo ainda estou convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como disse aos judeus: – Para onde vou, não podeis ir."
O diminutivo filhinhos, que está no original grego, destaca a emoção de Jesus na despedida. Por um tempo não estará com os discípulos, que agora não o podem seguir. Parece que Pedro pensou que se tratava de um perigo a enfrentar, e mostrou-se corajoso: – Eu darei a minha vida por ti! Jesus disse a ele o que diz também para mim: se depender de ti, logo haverás de me abandonar.
Oração
Senhor Jesus, vós me amais com amor de carinho, não pondes distância entre nós. Não vos posso amar de fato se não comprometo todo meu ser, meus afetos, meu querer e meu agir. Meu amor é volúvel, Senhor, é medroso e pequeno. Só pelo amor que tendes posso amar-vos, e por ele peço que me guardeis de minha inconstância. Mesmo que no escuro e no silêncio quero estar convosco. Amém.
16 – Quarta-feira – Santos: Bernadete, Calisto de Corinto, Júlia
Evangelho (Mt 26,14-25) "Um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: – Que me dareis se vos entregar Jesus?"
Judas conviveu com Jesus tempo bastante para o conhecer e ligar-se a ele pela fé e pela amizade. Continua sendo um mistério o que o levou a romper com o Mestre e odiá-lo. Ou terá sido levado só por desinteresse e interesses? Diante de suas escolhas, é impossível não nos inquietar e temer por nossa fragilidade. Só me resta renovar minha entrega ao Senhor, e pedir que não me abandone.
Oração
Senhor Jesus, só a certeza que nunca me abandonareis ajuda-me a esperar que, apesar de minhas oscilações, continuarei a vos seguir. Peço perdão para minhas pequenas ou grandes fugas. Tende misericórdia de mim, pois só vós me podeis salvar. Hoje vos peço por mim e por todos que nos inquietamos com o perigos de vos trair. Sabeis o que fazer para nos guardar apesar de tudo. Amém.
17 – Quinta-feira Santa – Ceia do Senhor
Evangelho (Jo 13,1-15) "Jesus sabia que tinha chegado sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim."
Jesus sabia que ia morrer, por sua coerência com o que ensinava sobre nosso relacionamento com o Pai e entre nós. Aceitou o limite da morte, porque se fez igual a nós. Porque nos amou até o fim e até o máximo, até as últimas consequências. Quis dizer-nos isso na sua última ceia, e quis que nos unamos a ele em tudo quando vivemos o memorial de sua entrega no amor extremo ao Pai.
Oração
Senhor Jesus, tudo fizestes para nos unir a vós e fazer-nos participantes de vossa vida divina, na união com o Pai e o Espírito. Tudo fizestes para nos tornar possível o amor entre nós, na partilha, na fraternidade, na paz. Ensinai-me a viver a Eucaristia como momento de união intensa convosco e com meus irmãos. Ajudai-me a vos amar até o fim, o mais possível, e a meus irmãos todos. Amém.
18 – Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor
Evangelho (Jo 18,1-19,42) "Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: – Tenho sede."
Jesus aceitou o último favor da bebida que lhe ofereciam. Chegara ao fim do longo caminho para nos levar ao Pai. O Pai que nos criou para que, pela união vital com o Filho, participássemos de sua divindade, e assim fôssemos como nos queria. Passando pela nossa vida e nossa morte, Jesus leva-nos para a vida plena. Poderemos então, no último gesto de amor, dizer: – Tudo está completo.
Oração
Senhor Jesus, ao ver como aceitastes a morte, vejo que devo eu também aceitar a morte num gesto de adoração e entrega. Pai, Filho, Espírito, dependo de vós em tudo, somente vós podeis fazer-me bom e feliz. Agradeço a vida curta, que me dais como tempo para vos conhecer, amar e entregar-me a vós. Ajudai-me a vivê-la intensamente na confiança e na disponibilidade, alegria e paz. Amém.
19 – Sábado Santo – Santos: Sócrates, Gálata, Expedito
Evangelho (Lc 24,1-12) "No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, com os perfumes que haviam preparado."
De manhã, as mulheres foram ao túmulo, só para dar os últimos cuidados ao corpo de Jesus. O túmulo estava vazio. Espantadas ouvem a mensagem: – Ele não está aqui. Reergueu-se para a vida! Elas foram as primeiras a acreditar e a anunciar que Jesus vive. Pedro e João só viram o tumulo vazio. Nós nada vimos; mas, iluminados pela fé acreditamos que Jesus está vivo e é vida para todos.
Oração
Senhor Jesus, unido com minhas irmãs e irmãos, hoje renovo minha alegre esperança. É bom saber que vencestes a morte e estais vivo entre nós, não num céu distante, mas aqui, agora. Sois nossa vida, por vós, para vós, em vós vivemos. Pela vida que nos dais, podemos conhecer a verdade, fazer o bem, amar, viver na alegria e na paz. Ajudai-nos, Senhor, a viver a festa da vida. Amém.
20 – Domingo – Páscoa do Senhor
Evangelho (Jo 20,1-9) "Saíram Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro."
Quem escreveu isso viveu de fato o que está narrando. Lembrava-se bem. Ainda estava escuro quando as mulheres os vieram acordar. Ele e Pedro saíram sem saber direito o que fazer. Pedro corria como podia, mas não conseguia acompanhá-lo. Ele chegou primeiro, olhou para dentro do túmulo, mas não entrou. Por quê? Apenas achou que não devia. Pedro afinal chegou e entrou. Não nos diz qual foi a reação dele diante do que viu. Ele afinal, que chegara primeiro, entrou, viu o túmulo vazio, e diz que acreditou. Não no que estava vendo, no leito de pedra vazio, nas faixas de linho, no lenço à parte. Acreditou no que não estava vendo nem podia ver: acreditou que Jesus estava vivo. Acreditou antes de o ver, sem pedir para lhe tocar as chagas. Acreditou movido por uma força interior que o arrastava.
Oração
Senhor Jesus, creio que morrestes por meu amor e ressuscitastes, assumindo a vida nova e gloriosa para a qual nos quereis levar. Sei que minha vida continuará marcada por dificuldades e lutas, fraquezas, doenças e separações, sei que deverei provar a morte. Tudo isso é pouco diante da esperança certa que me dais. Um dia tudo isso ficará para trás, e poderei viver plenamente na luz, amando e sendo amado sem limitações, na felicidade e na alegria definitiva. Vós o prometestes aos que vos seguem: guardai-me, Senhor, não permitais que vos abandone. Fazei que a esperança da vida eterna esteja sempre diante de mim, para que tudo faça para que possa estar para sempre convosco e com os que amei. Isso vos peço e de vós espero, que sois para nós caminho, verdade e vida. Amém.
21 – Segunda-feira – Santos: Anselmo, Conrado de Parzão, Sílvio
Evangelho (Mt 28,8-15). "As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos."
Com linguagem simbólica, Mateus diz que, por mensagem divina, as discípulas souberam que Jesus se tinha reerguido para a vida. E foram as primeiras enviadas – apóstolas – para anunciar a vitória de Jesus sobre a morte. Alegravam-se por saber que o Mestre estava vivo, e pela missão recebida. Mas, cheias de espanto diante da manifestação do poder divino, e da notícia que deviam levar.
Oração
Senhor Jesus, confiastes tantas tarefas a Pedro e aos outros apóstolos. Mas, são mulheres as primeiras a saber e anunciar que tínheis vencido a morte. Por quê? Hoje quero agradecer as mulheres que colocais em nossa vida. Elas podem ensinar-nos a vos ver e ouvir, a vos amar e nos amar de um jeito novo. Dai-lhes coragem e sabedoria alegre para nos ajudar a vos seguir e amar. Amém.
22 – Terça-feira – Santos: Bartolomeu de Cervere, Sotero, Miles
Evangelho (Jo 20,11-18) "Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ─ Eu vi o Senhor! E contou o que Jesus lhe tinha dito."
Tanta coisa aconteceu naquela manhã da ressurreição, que os evangelistas não conseguiram dar-nos um relato completo. Maria Madalena foi levar aos discípulos a mensagem de Jesus. E a primeira coisa que disse alvoroçada foi: – Eu vi o Senhor! Aliás, isso era o mais importante que lhes poderia dizer, dar seu testemunho, garantir que de fato Jesus estava vivo. Será que posso dizer o mesmo?
Oração
Senhor, não basta que eu transmita aos outros uma doutrina sobre vós. Tenho de mostrar na minha vida a força da vossa presença, a vida nova que tornais possível para nós. Se anuncio vossa ressurreição, não posso mostrar tristeza nem desânimo, não posso viver como se nada esperasse depois desta vida. Creio na vossa ressurreição; ajudai-me a testemunhá-la com minha vida. Amém.
23 – Quarta-feira – Santos: Jorge, Adalberto de Praga
Evangelho (Lc 24,13-35) "Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús..."
Após o fim de semana horrível, os dois tinham ouvido as mulheres que foram ao túmulo, e os que lá estiveram. Diziam que Jesus estava vivo. Parece que mesmo assim nada mais esperavam. Voltavam para casa, deixando esperanças para trás. Foi aos poucos, mas o estranho que se juntara a eles mudou tudo. Até se revelar com seu gesto, tão próprio, de partir o pão. Viera partilhar com eles vida.
Oração
Senhor Jesus, há fins de semana, ou semanas inteiras de incertezas, pouca luz e muitos medos. Sabeis como é nossa vida. Não vos peço que a mudeis, mas que vos junteis a minha caminhada. Segurai meu braço, sossegai meu coração. Explicai um pouco o que quereis de mim, ou melhor, o que me ofereceis. Assim convosco irei caminhando, apesar de tudo, com tranquilidade e alegria. Amém.
24 – Quinta-feira – Santos: Fidélis de Sigmaringa, Honório
Evangelho (Lc 24,35-48) "Como, em sua alegria, continuavam incrédulos e espantados, perguntou-lhes: – Tendes aqui alguma coisa para se comer?"
Espanto, alegria, incredulidade: havia um tumulto no coração dos discípulos e discípulas. Tinham ouvido que Jesus estava vivo. Subitamente ele estava ali entre eles; não veio chegando. Não acreditavam no que viam. Para os convencer, o Senhor não fez um milagre, mas pediu comida. É em nossa vida doméstica e rotineira que ele continua entre nós, participante, interessado e muito tolerante.
Oração
Senhor Jesus, não vos posso ver, ouvir ou tocar. Sei que estais sempre conosco porque agis em mim, com o poder de vossa graça, com o dom da fé. Ajudai-me a perceber vossa presença e ouvir vossa voz nos pequenos acontecimentos, nas coisas simples, nas pessoas comuns. Principalmente não me deixeis esquecer que é na vida partilhada que vos encontro, na família, na igreja, na comunidade. Amém
25 – Sexta-feira – Santos: Marcos, evangelista
Evangelho (Jo 21,1-14) "– Moços, tendes alguma coisa para comer? Responderam: – Não. Jesus disse: – Lançai a rede à direita da barca, e achareis."
Os discípulos tinham voltado de Jerusalém. Não conseguiam imaginar como seria o futuro sem o Mestre. Voltaram a pescar. Parecia inútil, toda a noite nada pegaram. Jesus manifesta-se a eles, e tudo mudou. Acho que como todos, mais vezes estou a ponto de desanimar, todo esforço é inútil, Cristo parece ter ido embora. Preciso crer que continua ali, na praia, mais perto do que posso pensar.
Oração
Senhor Jesus, agradeço o me terdes lembrado que jamais me abandonais. Estais aí, pronto a me estender a mão, e dizer o que fazer. Confio em vós, Senhor; perdoai-me se às vezes pareço esquecer-me de vossa presença. Como sempre, eu e vossa igreja precisamos demais de vossa ajuda, para não abandonar a barca e continuar pescando. Levai-nos até à praia onde sempre estais. Amém.
26 – Sábado – Santos: Clarêncio, Lucídio, Exuperância
Evangelho (Mc 16,9-15) "Jesus apareceu aos onze discípulos que estavam comendo, repreendeu-os por sua falta de fé e pela dureza de coração."
Não tinham acreditado na Madalena, nem nos dois que voltavam de Emaús. Jesus censurou-os por não se deixar levar pela ajuda divina, que os convidava a crer. Mesmo assim ele os enviou para anunciar o evangelho. É a graça divina que me leva a crer nos irmãos que afirmam que Jesus está vivo entre nós. Só assim tenho o que anunciar para dar esperança aos companheiros de caminho.
Oração
Senhor Jesus, não sei quem por primeiro me falou de vós, de vossa vida, morte e ressurreição. Estou quase certo que foi minha mãe ou meu pai. Depois foram tantos outros, gente simples ou instruída. Dai, Senhor, a recompensa a todos eles, inundai-os da alegria de vossa presença. E ajudai-me também, para ajudar muitos a vos conhecer, principalmente os de minha casa e vizinhança. Amém.
27 – 2º Domingo da Páscoa – Santos: Zita, Tertuliano, João, abade
Evangelho (Jo 20,19-31) "Jesus veio, foi para o meio deles e disse: ─ A paz esteja com vocês. ... Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor."
Os evangelistas refletem a movimentação um tanto confusa daquele primeiro dia da semana, com idas e vindas ao túmulo, cheio de informações surpreendentes. O cair da noite deve ter trazido um pouco de calma para a comunidade assustada e medrosa. De repente Jesus estava entre eles vivo, mas não era a mesma presença de antes; havia alguma coisa diferente além das chagas que o marcavam. Mas era ele mesmo que lhes falava. A alegria tomou conta de todos. Imagino até que pensavam que tudo ira ser como antes. Ele, porém, viera para enviá-los pelo mundo, não para os conservar como pequeno grupo de discípulos aninhados a seu redor: "Jesus disse de novo para eles: ─ A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês."
Oração
Senhor Jesus, também eu me alegro sabendo que estais sempre a meu lado, entre nós, participando de nossa vida, de nossas alegrias e trabalhos. Agradeço a felicidade e a paz que me dais, o apoio de meus irmãos, a esperança certa que, no final, a vitória será vossa e nossa. Ajudai-me a compreender que não me chamais apenas para estar convosco, gozando a felicidade de vossa companhia, mas também para me enviar com a tarefa de mostrar a outros que sois nossa felicidade e salvação. Não me chamais apenas para viver tranquilamente numa comunidade fraterna, mas também para atrair outros para essa convivência na verdade e no amor, e mudar o mundo. Renovai em mim e em meus irmãos a presença de vosso Espírito, que nos ilumine e impulsione para a missão. Amém.
28 – Segunda-feira – Santos: Pedro Chanel, Valéria
Evangelho (Jo 3,1-8) "Jesus respondeu: – Em verdade, em verdade, te digo: se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus."
O texto grego pode significar "nascer do alto" ou nascer, ser gerado "de novo". Ver, conhecer, participar do reino de Deus não é apenas aceitar uma doutrina ou prática de vida. É uma transformação íntima, que atinge todo nosso ser, dá-nos vida nova e divina. Ou, como diz João, nascemos, re - nascemos do Espírito. Passamos a ser o que Deus previu para nós ao nos criar para Cristo, seu Filho.
Oração
Senhor meu Deus, vós me dais um universo maravilhoso, a vida com tantas possibilidades, amar e ser amado, e tudo o mais. Bendito sejais por tanta bondade. Mais ainda vos bendigo porque, em Jesus, pela minha união com ele, posso participar de vossa vida divina, nascido de novo, nascido do alto pela força do Espírito. Guardai-me, meu Deus, segurai-me para nunca vos deixar. Amém.
29 – Terça-feira – Santa Catarina de Sena
Evangelho (Jo 3,7b-15) "Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos que nele crerem tenham a vida eterna."
No deserto eram salvos da morte os que olhavam para a serpente de bronze (Nm 21,4). Assim, disse Jesus, terão a vida para sempre os que olharem para ele erguido na cruz. Os que olharem para ele, o Filho, que assumiu nossa vida a ponto de viver e morrer nossa morte. Os que olharem para ele, reconhecendo que só nele há salvação, deixando-se gerar de novo pela participação em sua vida.
Oração
Senhor Jesus, creio que sois meu salvador. Eu vos vejo como criança, operário, pregador pelas estradas, cravado na cruz e morte. Creio que sois o Filho de Deus, ponho em vós minha esperança de salvação. Quero a vida nova e divina que me ofereceis, quero ser vivificado e guiado pelo Espírito. Vós me libertastes do pecado e da infelicidade. Ajudai-me para que nunca vos abandone. Amém.
30 – Quarta-feira – Santos: Pio V, Lourenço de Novara, Sofia.
Evangelho (Jo 3,16-21) "De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele."
A grande mensagem do cristianismo é essa: Deus ama-nos e quer a salvação e a felicidade de todos, pela participação na vida divina. Temos essa participação pelo poder do Filho de Deus encarnado, que nos une a si e nos faz seus irmãos. Isso constitui nossa felicidade, satisfaz todos os nossos anseios, muito acima de tudo quanto poderíamos esperar. Só um Deus pode amar-nos tanto assim.
Oração
Senhor, creio que só quereis o meu bem, e tudo que fizestes e dissestes tem por finalidade fazer-me plenamente feliz. Só me resta agradecer tanta bondade e tamanha misericórdia. Não permitais que, tendo sido tão favorecido, eu ainda vos abandone e vos seja ingrato. Só vós podeis conservar-me sempre em vossa amizade; guardai-me então, e dai-me ser sempre fiel ao vosso amor. Amém.